Resolução monitor c/ drive 3d experim. CM16-KDE [RESOLVIDO]

Tópicos relacionados com o suporte a dispositivos de acesso à Internet.

Moderadores: DarkLord, 7luas

Fbluis
Registado: quinta 02 jun 2011, 17:31

Resolução monitor c/ drive 3d experim. CM16-KDE [RESOLVIDO]

Mensagempor Fbluis » sexta 03 jun 2011, 23:23

Olá,

quando inicio a CX.Mágica 16 Kde vem sempre com a resolução de monitor com 1280x960, tento mudar para a correcta que é 1024x768 realmente muda, só que assim que desligo e volto a ligar aparece novamente a resolução de 1280x960.

Há alguma maneira de tornar a resolução que eu pretendo 1024x768 como a predefinida ? e assim não têr que andar sempre a alterar?

Tenho usado o KRandRtray, depois de pôr a resolução pretendida carrego no campo Gravar como predefinição, mas volta sempre á anterior resolução.

Já li algumas coisas no google a respeito de resolução monitor mas nenhuma se aplica á minha situação...

Uso a drive experimental 3D, (porque possuo uma placa geforce fx 5200 e actualmente não é aceite ou melhor activa a drive mas não a põe em uso :?: ) No X11 não aparece nenhum xorg.conf !

Obrigado.

Um abraço

P.s: peço desculpa por têr colocado aqui este tópico, se puderem mudar para o sitio correcto agradecia.
Última edição por Fbluis em sexta 17 jun 2011, 17:46, editado 2 vezes no total.

quimkaos
Registado: segunda 26 out 2009, 06:41

Re: Resolução monitor... CM16-KDE

Mensagempor quimkaos » domingo 05 jun 2011, 03:24

Boas

Isso provavelmente deve-se a não teres permissões suficientes para modificares a configuração ou não estares a gravar a configuração.

Mas o que é que estas a usar para configurar o monitor? qual é o driver que tas a usar? o da nvidia ou o da caixa mágica (debian)?

se tiveres a usar o driver da nvidia deves o usar o nvidia-settings. Encontras-o nas definições do sistema (no gnome pelo menos. no KDE deve estar num local similar). senão basta usares a consola ou a linha de comandos (alt+f2) e escrever nvidia-settings. ai em "X server Display Configurations" colocas a resoluçao que quiseres, fazes apply para ver se tudo está bem e clicas no botão "Save to x configuration file". gravas o ficheiro (se ao gravares o ficheiro te der um erro a dizer que não tens permissões tens que ir à consola e fazer #sudo nvidia-settings , colocando depois a tua password). reinicias o pc para verificar que a configuração se mantém.

o ficheiro xorg.conf está em /etc/X11

espero que isto te ajude

Fbluis

Mensagempor Fbluis » domingo 05 jun 2011, 14:01

Olá,

obrigado pela sua resposta!

Não estou a usar a drive Nvidia porque a partir da kernel 2.6.38-8-generic todas as placas que não estejam dentro desta "lista" não têm suporte... http://wiki.ubuntu-br.org/unity-hardware-exigido e não é só para o Unity é para todos ambientes.

Estou a usar a drive experimental 3D que me dá os efeitos de aceleração que a drive 173 me dava em versões anteriores.

O facto é que não sei porquê esta drive experimental 3d não dá para configurar... (ou não tem interface gráfica...)

No etc/X11 não tenho nenhum xorg.conf.

O que tenho usado para colocar na resolução pretendida é o programa que está em Menu->Sistema->KrandRtray
onde se pode configurar a resolução de ecrã pretendida. Também se pode ir a Configuração do Sistema->Ecrã e Monitor, mas é o mesmo!

O que se passa é que a resolução que eu coloco não consigo pôr como omissão (predefenida).

Tenho também Cx.Mágica 16 Gnome (também com drive experimental 3D) e aí não tenho este problema, basta ir a Monitores e escolher a resolução desejada e torná-la predefenida.

No Cx.Mágica 16 Kde isso não acontece.

Abraço

quimkaos

Mensagempor quimkaos » domingo 05 jun 2011, 14:31

bem isto continua-me a cheira a falta de permissões... isto já me aconteceu à uns anos no ubuntu (8.04 acho eu).

experimenta executar o KRandRtray a partir da consola e precedido do comando sudo

tipo:

Código: Selecionar todos

sudo krandrtray

ou

Código: Selecionar todos

kdesu  krandrtray

se o xorg.conf não está em /etc/X11 é porque ele foi movido por algum dos programas de configuração que usas (krandrtray, o driver ou o próprio KDE - muito provavelmente pelo krandrtray) porque esse é o local por defeito para o ficheiro.

nas configurações do krandrtray estas a por um visto em apply setting on KDE startup e na opção imediatamente a seguir? as caixas assinaladas na imagem a seguir:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Fbluis

Mensagempor Fbluis » domingo 05 jun 2011, 15:05

O que acontece quando executo esses comandos é o seguinte:

luis@rx:~$ sudo krandrtray
[sudo] password for luis:
Error: "/var/tmp/kdecache-luis" is owned by uid 1000 instead of uid 0.
QSystemTrayIcon::setVisible: No Icon set
luis@rx:~$

luis@rx:~$ sudo krandrtray
[sudo] password for luis:
Error: "/var/tmp/kdecache-luis" is owned by uid 1000 instead of uid 0.
QSystemTrayIcon::setVisible: No Icon set
luis@rx:~$

Tanto num comando como com o outro aparece o icone do programa KRandRtray na bandeja do sistema.

Não tenho essas opções de configuração! O que eu tenho é assim: http://img198.imageshack.us/i/98745763.png/

quimkaos

Mensagempor quimkaos » domingo 05 jun 2011, 17:07

consegues arrancar com esse programa de configuração pela linha de comandos?
se conseguires tenta arrancar com ele com o sudo ...

o teu problema neste momento é eu não usar o kde (porque não gosto), a versão por defeito ser o gnome e este fórum andar infelizmente meio morto.

tenta quando fizeres pesquisas no google introduzir kubuntu (isto porque queres usar o KDE) ou até mesmo ubuntu, porque a base de repositórios (pelo menos) voltou à debian/ubuntu. como a base de utilizadores é maior (se neste momento não for a distribuição linux com a maior base de utilizadores desktop) tens mais suporte da comunidade (oficial e não oficial).
Última edição por quimkaos em domingo 05 jun 2011, 17:26, editado 1 vez no total.

quimkaos

Mensagempor quimkaos » domingo 05 jun 2011, 17:08

sim e eu sei que já deves estar farto de procurar uma solução para o teu problema!

quem procura sempre encontra! :twisted:

Fbluis

Mensagempor Fbluis » sexta 17 jun 2011, 06:14

Bem a solução para quem está com o mesmo problema que eu é esta:

http://kubuntuforums.net/forums/index.php?topic=3112273.msg232240#msg232240

convém vêr qual a "saida do seu monitor" ... Configuração sistema-->Ecrã e Monitor-- Identificar as saidas . no meu caso é VGA-1.

Após isso basta ir a Raiz->etc->kde4->kdm , abrir. Ferramentas: abrir um terminal e fazer:

sudo kate Xsetup

no meu caso foi acrescentar no final do Xsetup
xrandr --output VGA-1 --mode 1024x768

E pronto, tá resolvido!

RicardoGaio
Registado: quarta 05 ago 2009, 13:20

Re: Resolução monitor... CM16-KDE [RESOLVIDO]

Mensagempor RicardoGaio » sexta 17 jun 2011, 10:02

Ainda bem que conseguiste e Obrigado por partilhares! ;)
Um abraço, Ricardo
Imagem

Fbluis

Re: Resolução monitor... CM16-KDE [RESOLVIDO]

Mensagempor Fbluis » sexta 17 jun 2011, 17:44

Obrigado pelo vosso apoio!

Sou vosso "seguidor desde Caixa Mágica 12...., infelizmente não tenho conhecimentos para poder contribuir com melhorias e programas para incrementar mais o uso desta distribuição... mas penso que com o tempo vão surgir pessoas com habilitações e "engenho" para contribuirem mais no vosso projecto, tenho disso feito minha "batalha" em vez de irem para Mageias e outras de diferente vossa opção. Sou um mero utilizador das vossas distros... do qual faço o uso no dia a dia como utilizador "doméstico"! E para mim está a corresponder ás espectativas...

Como exemplo: tenho equipamento "antigo" ( + de 6 anos de equipamento em informática... é jurássico) e está tudo a funcionar bem... há melhorias que têm que sêr implementadas, por exemplo no CX. Magica 16 Kde quando se faz F11 para rodar o cubo em Kwin aparece "Kubuntu" nas faces do cubo... o "logotipo" da Cx. Mágica é muito mais bonito e bem conseguido... então porque não colocá-lo... em vez do "Kubuntu"? (são pormenores que ficam bem...)

Gostava que esta comunidade fosse mais activa e participativa!!!

Modelo de Comunidade mais aberta era desejável....

Um abraço e muito obrigado!

P.s: Tal como eu existem muitos com equipamento "antigo" que se calhar não sabem que podem utilizar e usufruir destas vossas distribuições!

Voltar para “Suporte a hardware”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante