Caixa Mágica só lançará versões LTS

Tópicos relacionados com instalação e reposiçao do Linux Caixa Mágica.

Moderadores: DarkLord, 7luas

DarkLord
Registado: quarta 05 ago 2009, 17:23

Caixa Mágica só lançará versões LTS

Mensagempor DarkLord » quarta 03 fev 2016, 10:48

Caros utilizadores,

desde já as nossas desculpas pela falta de informação.

A Caixa Mágica teve algumas mudanças internas, em particular uma mudança de direcção e demorou algum tempo até estar tudo estabilizado e decidido.

Assim a nível da distribuição foi decidido que só serão criadas versões baseadas nas versões LTS de Ubuntu, ou seja a CM24 será baseada na versão 16.04 do Ubuntu e prevemos lançá-la no inicio de Junho.

A criação das versões baseadas nas versões não LTS de Ubuntu demonstrou-se de difícil manutenção. Como estas só são mantidas por 9 meses pelo Ubuntu, com o hiato entre o lançamento destes e o nosso, acabávamos por ter só cerca de 6 meses de suporte para cada versão, o que não justifica a sua criação e manutenção pela nossa parte.

O objectivo é criar e manter versões LTS, e ir adicionando pacotes extra provenientes de PPA's, backports e desenvolvimentos próprios que permitam manter a distribuição fresca e moderna no espaço entre cada versão, ao mesmo tempo que garantimos estabilidade e garantia de actualizações de segurança a todos os utilizadores.

Por favor comentem com as vossas opiniões e sugestões para as podermos discutir.
Cumprimentos
A equipa Caixa Mágica

Imagem

RicardoGaio
Registado: quarta 05 ago 2009, 13:20

Re: Caixa Mágica só lançará versões LTS

Mensagempor RicardoGaio » sexta 05 fev 2016, 09:52

Viva!
Parece-me mais acertada essa decisão. Mesmo assim acho preferível uma base Debian e não Ubuntu.
Desde que houve a mudança para base Ubuntu, senti que se perdeu um pouco o espírito de comunidade, começando pelos developer's.
Podiam envolver mais a comunidade, como fizeram, por exemplo, na CM12, um concurso de wallpaper's.
Sempre que me lembrar de algo para tentar envolver/dinamizar este "cantinho", colocarei aqui. ;)
Um abraço, Ricardo
Imagem

RicardoGaio

Mensagempor RicardoGaio » sexta 05 fev 2016, 09:54

Um pouco aquilo que foi sentido aquando da mudança, já há 5 anos atrás...:
viewtopic.php?t=87052#p166083
Um abraço, Ricardo
Imagem

DarkLord
Registado: quarta 05 ago 2009, 17:23

Mensagempor DarkLord » segunda 08 fev 2016, 08:58

É uma questão perfeitamente legítima, mas no final a verdade é que o Ubuntu continua a ser a distribuição com melhor suporte de hardware (e tb de software.. veja-se o novo projecto Neon) e a grande maioria de utilizadores CM o que querem é que seja simples e directo o suporte a todos os níveis... e quer se queira quer não o Ubuntu continua a ser a distribuição que oferece as melhores condições este nível.

Isto não significa que não possamos mudar a base (já o fizemos antes e mudar de Ubuntu para Debian seria bem mais simples), mas não conseguimos encontrar razões suficientes para o fazer que tragam de facto uma melhoria à distribuição.

Agora concordamos com o facto que precisamos de puxar mais pela comunidade, quer com coisas como o concurso de wallpapers quer outras coisas, e vamos para a versão 24 tentar encontrar formas de o fazer.

Se tiverem dicas coloquem-nas aqui.
Cumprimentos
A equipa Caixa Mágica

Imagem

RicardoGaio

Mensagempor RicardoGaio » quarta 10 fev 2016, 09:15

Sim, DarkLord. O comentário acima reflete apenas a minha opinião.
Sim, acredito que a mudança Ubuntu-Debian seria bem mais simples do que anterior. :D
(Vão continuar a ter DVD só com Gnome ou vão dar outras possibilidades, como havia, por exemplo na CM15?)

Venha de lá essa CM 24!!!
Um abraço, Ricardo
Imagem

cbsousa
Registado: sábado 08 ago 2009, 19:41

Mensagempor cbsousa » quarta 10 fev 2016, 21:32

Eu pessoalmente fiquei bastante desiludido com a perda de interatividade da comunidade. Sempre fui participativo, nomeadamente na compilação de software. Ficou bastante mais complicado com a mudança para a base ubuntu. De facto há sempre soluções com esta base, mas a maioria das vezes passa pela utilização de outras comunidades. Por mim há um certo sentimentalismo na mudança uma vez que sou utilizador CM desdea primeira versão publica, mas face a todo este afastamento da CM em relação aos seus utilizadores resolvi mudar o meu portatil para arch e fiquei extremamente surpreendido. Mantenho CM em casa, mas quase é uma curiosidade ver o trabalho que se vai fazendo. A base gnome 3 não me interessa muito e como não há houtras de raíz também contribuiu para o desincentivo.
Quanto à nova estratégia parece-me lógica do ponto de vista funcional, no entanto perdem-se os utilizadores mais curiosos que querem estar constantemente na última versão de tudo, por vezes os mais activos na comunidade.
Havendo tanto problema com atualização da base porque não a opção por uma rolling release?
olá ruBi

RicardoGaio

Mensagempor RicardoGaio » quinta 18 fev 2016, 16:01

Duas sugestões para dinamizar a Comunidade.

- Um tópico para cada utilizador expor o seu desktop;
- Um tópico de "off-topic", para se poder falar de algo mais que não Linux Caixa Mágica.
Um abraço, Ricardo
Imagem

rvergas
Registado: sábado 05 nov 2011, 18:16

Mensagempor rvergas » segunda 07 mar 2016, 01:11

Tenho o CM22 LTS instalado é melhor fazer a instalação de raiz ou fazer uma actualização para a CM24 LTS?

RicardoGaio

Mensagempor RicardoGaio » segunda 07 mar 2016, 14:49

Depende. Parto do principio que dará para fazer actualização directamente. Se assim for, podes fazê-lo.
Pessoalmente, prefiro fazer instalação de raíz.
Um abraço, Ricardo
Imagem

RicardoGaio

Mensagempor RicardoGaio » terça 03 mai 2016, 09:23

Já existem alguns desenvolvimentos?
Um abraço, Ricardo
Imagem

Voltar para “Instalação e reposição”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante