Lançada a Caixa Mágica 23

Tópicos relacionados com instalação e reposiçao do Linux Caixa Mágica.

Moderadores: DarkLord, 7luas

DarkLord
Registado: quarta 05 ago 2009, 17:23

Lançada a Caixa Mágica 23

Mensagempor DarkLord » sexta 10 abr 2015, 08:40

Foi hoje lançada oficialmente a Caixa Mágica 23

Com o interface de utilização Gnome Shell, o Caixa Mágica 23 possui um aspecto moderno e funcional, que permite a qualquer utilizador tirar partido de todas as suas funcionalidades.

caixamagica23_640.png
Caixa Mágica 23
caixamagica23_640.png (378.67 KiB) Visto 3286 vezes

Descarreguem já a partir da página de downloads do Linux Caixa Mágica

O suporte UEFI está disponível nas versões de 64 Bits (mas precisa de desactivar a opção "Secure Boot".)

Novidades:
1. Novo "Branding" Caixa Mágica;
2. Suporte UEFI totalmente funcional, incluindo em BIOS com a opção "UEFI ONLY", quer por DVD quer por PEN (mas a opção "Secure Boot" tem de estar desligada);
3. Possibilidade de gravação da imagem ISO para PEN em Windows (ver mais em baixo as instruções);
4. Suporte ao ambiente de trabalho "Mate";
5. Suporte de hardware bastante melhorado (ex. placas wireless Broadcom são agora suportadas logo no live CD, a aplicação de gestão de touchpads já corrige comportamentos erráticos de muitos dispositivos, entre muitas outras melhorias);
6. Actualização para as versões mais recentes de todas as aplicações, com as consequentes correcções e optimizações.

Gravar:
Utilizar um dispositivo USB para utilizar em modo "live" ou para instalar é a forma recomendada dados que é muito mais rápido e fiável que com um DVD.

Para gravar para uma PEN USB faça o seguinte (a PEN deverá ter ser pelo menos de 4Gb):

No Microsoft Windows:
1. Descarregue e instale a ferramenta Win32DiskImager
2. Execute-a como "administrador";
3. Escolha o ficheiro ISO (mude a busca para ver todos os tipos de ficheiros)
4. Selecione a drive da PEN
5. Escolha "Write"

Em qualquer Sistema Operativo Linux:
1. Identifique o dispositivo associado à sua PEN (normalmente /dev/sdb, use o comando "dmesg" num terminal após ligar a PEN);
2. Garanta que o dispositivo está desmontado:

Código: Selecionar todos

sudo umount /dev/sdb1
sudo umount /dev/sdb

3. Grave com os seguintes comandos (Altere o caminho da ISO e o dispositivo se necessário. O nome do dispositivo deve ser o nome completo e não uma partição, /dev/sdb e não /dev/sdb1):

Código: Selecionar todos

sudo dd if=./caixamagica-23-desktop-amd64-gnome-dvd.iso of=/dev/sdb bs=4M
sudo sync

Para gravar para um DVD faça o seguinte (Em qualquer Sistema Operativo):
1. Abra a sua aplicação favorita de gravação de DVD's em qualquer Sistema Operativo (Brasero, K3B, Ferramenta nativa do Microsoft Windows, InfraRecorder, Nero, etc);
2. Escolha a opção "Gravar Imagem";
3. Seleccione o ficheiro ISO;
4. Grave;

Actualizar a partir da Caixa Mágica 22 LTS:
Para actualizar da Caixa Mágica 22 LTS para a Caixa Mágica 23, garanta que na aplicação "Gestor de actualizações" vai às definições e altera a opção de notificação de novas versões de "Para versões com suporte longo" para "Para qualquer versão".
Após esta alteração saia e execute de novo o "Gestor de actualizações" e já deve ter a notificação de nova versão e é só seguir os passos indicados.

Instalação simples de software adicional:
Como é hábito nas versões da Caixa Mágica, não se esqueçam de visitar o TopApps para instalar mais algum software de forma simples. E se quiserem sugerir mais aplicações a colocar nesta página podem sempre indicar na nossa página do Facebook ou aqui na comunidade.

Como de costume comentem, critiquem, tirem dúvidas e discutam usando os principais canais de comunicação connosco:
A Comunidade Caixa Mágica
A nossa página no Facebook
Cumprimentos
A equipa Caixa Mágica

Imagem

ManuelSilva
Registado: sexta 10 abr 2015, 15:12

Re: Lançada a Caixa Mágica 23

Mensagempor ManuelSilva » sexta 10 abr 2015, 15:22

É baseado em que distribuição (e respectiva versão)?
Suporta a combinação de placa gráfica intel de baixo desempenho e placa gráfica de alto desempenho (AMD ou NVIDIA)?

EDIT: responderam-me no facebook que é baseado em Ubuntu 14.10. Perguntei até quando dura o suporte e o resto das perguntas, farei aqui para não spamar no face.

DarkLord

Mensagempor DarkLord » sexta 10 abr 2015, 15:43

Se instalar as drivers proprietárias da nVIDIA deve automaticamente ficar com ambas as placas disponíveis. Para placas AMD/ATI existe a driver omega da AMD, mas ainda é complicado de configurar em Linux.

Para instalar a driver nVIDIA abra a aplicação "Controladores Adicionais", e deve ser detectada a sua placa nVIDIA. Instale e active o driver proprietário da nVIDIA, reinicie a máquina e depois verifique na aplicação "nvidia-settings", na secção "Prime Profiles", qual a placa activa e pode alternar entre elas.

Existe outra aplicação chamada "bumblebee" que tenta fazer a alteração automática entre as placas, mas não funciona bem em todos os casos, e é incompatível com a forma que referi anteriormente de alteração manual.

Quanto à duração do suporte será até ao lançamento da próxima versão, que se espera que seja em Junho (Esta versão saiu mais tarde que o esperado).
Cumprimentos
A equipa Caixa Mágica

Imagem

ManuelSilva

Mensagempor ManuelSilva » sexta 10 abr 2015, 16:00

Agradeço a resposta. A minha é uma AMD 6770, juntamente com intel HD 3000 do core i7. Tenho windows 8.1 no meu portátil principal, mas como volta e meia tenho de fazer manutenção senão fica lento (mesmo com Core i7, 8 Gb de RAM e um disco de 7200 RPM) e o skype dá erro (já tentei tudo e mais alguma coisa, até desinstalar e voltar a instalar), estou a pensar mudar de ares, formatar tudo e instalar o caixa mágica (já usei Ubuntu há muitos anos atrás). Instalar o windows novamente demora muito devido a ter de instalar montes de coisas que o linux já traz por defeito e tenho de andar sempre com manutenções. E se precisar do windows, tenho instalado no Surface Pro.

Gostaria de saber também se quando sair a nova versão, puderei atualizar sem perder nada (definições, aplicações, etc). E fico-me por aqui em termos de dúvidas, pelo menos para já :)

DarkLord

Mensagempor DarkLord » sexta 10 abr 2015, 16:15

ManuelSilva Escreveu:
Gostaria de saber também se quando sair a nova versão, puderei atualizar sem perder nada (definições, aplicações, etc). E fico-me por aqui em termos de dúvidas, pelo menos para já :)

Á partida sim, tentamos sempre que entre versões de CM seja possível a actualização, para que não se percam configurações... no entanto é sempre um processo passível de erros dado que cada utilizador tem configurações que podem eventualmente não ser totalmente compatíveis com novas versões do software... e é-nos impossível saber tudo o que utilizador tem configurado pelo que a nossa recomendação é sempre que possível uma instalação limpa, mas a actualização deverá funcionar na maioria dos casos sem problemas.
Cumprimentos
A equipa Caixa Mágica

Imagem

ManuelSilva

Mensagempor ManuelSilva » sexta 10 abr 2015, 16:30

Hoje ou amanhã deverei instalar. Não sei se vai dar para manter, por ter placa da AMD+Intel, mas já estive a pesquisar e pelo que li, no Ubuntu 14.10 boa parte dos problemas relacionados com isso estão resolvidos. Para funcionar terei de instalar o fglrx e caso o catalyst control não funcione, usar uns comandos sempre que quiser trocar de placa. Foi aqui que encontrei a solução que poderá ajudar outros utilizadores: http://askubuntu.com/questions/522177/i ... untu-14-04
Quando testar dou feedback. Pode dar trabalho, mas se der certo, irá compensar por não ter de andar sempre com manutenções como no Windows. E como sempre tenho que formatar o PC (mesmo que continuasse no Windows), não custa nada testar se o CM 23 vai dar certo.

RicardoGaio
Registado: quarta 05 ago 2009, 13:20
Contacto:

Mensagempor RicardoGaio » sexta 10 abr 2015, 22:00

Parabéns a toda a equipa!
Pelos printscreen, parece estar fantástica.
Um abraço, Ricardo
Imagem

ManuelSilva

Mensagempor ManuelSilva » sábado 11 abr 2015, 00:38

Instalei o linux e estou a gostar muito. Depois faço uma análise mais detalhada. Só gostava de saber se existe alguma forma de usar o silverlight para aceder à iria online. Já segui vários tutoriais, mas nenhum funcionou

BMPCS81
Registado: quinta 22 mar 2012, 22:37

Mensagempor BMPCS81 » sábado 11 abr 2015, 19:36

Vasco
Registado: quarta 20 ago 2014, 10:35

Mensagempor Vasco » sábado 11 abr 2015, 20:52

ManuelSilva, recomendo o pipelight.
Pode instalar usando as instruções para Ubuntu.

Voltar para “Instalação e reposição”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante