problemas com a Caixa Mágica 18 lts

Tópicos relacionados com instalação e reposiçao do Linux Caixa Mágica.

Moderadores: DarkLord, 7luas

Barlavento
Registado: terça 06 jan 2015, 11:17

problemas com a Caixa Mágica 18 lts

Mensagempor Barlavento » quarta 07 jan 2015, 10:41

Olá meus amigos. Sou novo nestas lides do Linux (mais um) e gostava de relatar neste tópico algumas das minhas novas experiências com o Caixa Mágica, contando desde já com a vossa ajuda para algumas das dificuldades que me vão aparecendo.
Tenho um Packard Bell de secretária equipado com Intel duo core E5300 a 2.60GHz, disco de 640Gb e 4 Mb de RAM.
Fartinho do Windows, decidi finalmente mudar para Linux, até porque muitas das aplicações que usava no Windows já eram do Linux.
Fiz algumas instalações das versões mais recentes do CM mas lamentavelmente nenhuma funcionou bem. Os crashs de sistema eram demasiados e desisti delas (principalmente do CM 21).
Estou agora com o CM 18 LTS instalado pois foi a única versão que se manteve estável no meu PC.
É claro que para um iniciante tudo é dificuldades e cometer asneiras é sempre a aviar.
Para ajudar um pouco comprei o livro de Fernando Pereira, "Curso Completo de Linux". Mas estou no início...
Bom, como estava a dizer, instalei o CM 18 efectuei todas as actualizações e configurei as contas dos aplicativos. 5 estrelas!
Mudei um pouco o aspecto do ambiente de trabalho e tive uma sessão de computação nova, limpa e arejada de Linux.
Desliguei o PC como mandam as regras e quando o voltei a ligar... começaram os problemas.
Vou aqui mencionar apenas dois que possivelmente estarão relacionados:
- No lançador de programas desapareceram alguns dos aplicativos entre eles o Muon (importante para mim nesta fase de descarga, utilização e actualização de software) pura e simplesmente, tendo aparecido outros que desconhecia.
- Na barra do painel inferior aparece como icon uma lâmpada amarela que diz que estão disponíveis novas actualizações mas quando a activo aparece-me a meio do ecran uma barra preta que ocupa quase um terço da altura e a toda a largura e não faz nada.
Haverá algum procedimento para corrigir esta anomalia?
Desde já agradeço alguma sugestão.
Abraço a toda a comunidade.
Parabéns pelo trabalho realizado até aqui.

RicardoGaio
Registado: quarta 05 ago 2009, 13:20
Contacto:

Re: problemas com a Caixa Mágica 18 lts

Mensagempor RicardoGaio » quarta 07 jan 2015, 16:10

Tens repositórios externos?
Porque não usas antes o CM 22? Também é uma LTS...
No caso das actualizações prefiro o terminal, basta fazeres:

Código: Selecionar todos

sudo apt-get update

(um breve esclarecimento: http://askubuntu.com/questions/222348/w ... update-do; o CM 18(LTS) é baseado em Ubuntu 12.04LTS )
Um abraço, Ricardo
Imagem

Barlavento

Mensagempor Barlavento » quarta 07 jan 2015, 21:07

Olá Ricardo.
Obrigado pela resposta.
Experimentei o CM 22 e nem sequer arrancou na minha máquina. Ficou o ecran escuro e os dois leds do teclado a piscar.
Tentei e voltei a tentar e o resultado foi sempre o mesmo. Única saída: desligar forçado do PC e voltar a ligá-lo.
Pedi a um amigo para descarregar o CM 22 na máquina dele e fazer o teste de controle da descarga e o resultado foi o mesmo.
Bom, com calma e alguma lógica abri no CM 18 a consola de comandos e digitei simplesmente o comando Muon.
Obtive a resposta de que o Muon já não se encontrava no sistema e perguntou se queria descarregar.
Respondi que sim e após alguns segundos e algumas linhas de informação obtive a confirmação de que o programa havia sido transferido com êxito.
Fui logo confirmar no lançador de Programas e... lá estava ele! Prontinho a funcionar!
A barra preta que aparecia no ecran quando activava a lâmpadazinha amarela não voltou a aparecer.
Até agora o problema parece estar resolvido.
ADORO O LINUX!!!

Tenho outros problemas que espero resolver com a ajuda da comunidade e que irei apresentando aqui.
A webcam não funciona, a Impressora brother não funciona nem o respectivo scanner, etc. mas irei pondo estas questões com tempo e de forma seleccionada.

Obrigado amigo.
Espero poder contar sempre com a vossa ajuda.
Abraço.

RicardoGaio
Contacto:

Mensagempor RicardoGaio » quinta 08 jan 2015, 08:34

Barlavento Escreveu:Tenho outros problemas que espero resolver com a ajuda da comunidade e que irei apresentando aqui.
A webcam não funciona, a Impressora brother não funciona nem o respectivo scanner, etc. mas irei pondo estas questões com tempo e de forma seleccionada.
Obrigado amigo.
Espero poder contar sempre com a vossa ajuda.
Abraço.

Sim, vai colocando aqui as tuas duvidas, que no que for possivel, ajudaremos. ;)

Barlavento Escreveu:Até agora o problema parece estar resolvido.
ADORO O LINUX!!!
Isso é que é importante! :D
Um abraço, Ricardo
Imagem

Barlavento

Mensagempor Barlavento » sexta 09 jan 2015, 14:29

Ok, então aqui vai a primeira:

Tenho uma webcam Pleomax PWC-400 que não funcionava no Caixa Mágica que tenho instalado (CM 18 LTS).
Entretanto instalei e actualizei o Cheese e a webcam começou a funcionar normalmente.
O problema é que no Skype não consigo fazê-la funcionar. O icon da camera continua cinzento e não dá para activá-lo.
Nas opções de configuração do Skype, dispositivos de som, fiz o teste ao áudio; 100% !
Nos dispositivos de video, testei a camera; zero!
Em 'seleccionar webcam' só aparece uma opção: USB Camera (093a:262a) (/dev/video0)
O pequeno ecran dentro da janela das opções aparece a preto e nem sequer aparece a tecla para testar.

Haverá algum procedimento para normalizar o uso da webcam em qualquer programa que a utilize?
Desde já obrigado por qualquer dica que possam disponibilizar.
Abraço.

RicardoGaio
Contacto:

Mensagempor RicardoGaio » sexta 09 jan 2015, 15:30

Olha aqui:
- http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1022032, já é um post antigo... Mas vê o ultimo comentário.
- http://www.ubuntu-es.org/node/78077#.VK_6lntjZ0I

Código: Selecionar todos

apt-get install module-assistant
apt-get install gspca-source
m-a prepare
m-a i-i gspca-source
modprobe gspca
reinicia o PC.
Um abraço, Ricardo
Imagem

Voltar para “Instalação e reposição”

Quem está ligado: