Não arranca?

Tópicos relacionados com instalação e reposiçao do Linux Caixa Mágica.

Moderadores: DarkLord, 7luas

p3DRu
Registado: domingo 07 set 2014, 15:17

Não arranca?

Mensagempor p3DRu » domingo 07 set 2014, 15:26

Boas, instalei o CM22 num portátil com o Windows 8.1, tenho um disco de 500gb ao qual "dividi" e criei uma partição com +/- 80gb para instalar o CM, no ambiente de trabalho (Windows) descompactei a ISO do CM22 e executei a instalação indicando que seria para instalar no Disco de 80Gb, tudo correu bem e reiniciei, quando o pc arranca parece que vai entrar no Win8 mas entra num menu de seleção de SO, em que tem 2 entradas, o Windows 8 e o CM, quando seleciono o Windows 8 entra normalmente, quando seleciono o CM entra no GRUB, é normal? tenho de executar algum comando para arrancar para o CM? não deveria entrar no CM diretamente ao seleciona-lo?

Nota: O meu Windows 8.1 não é de origem, no EasyBCD 2.2, a informação (que dá para editar) é esta:

"There are a total of 2 entries listed in the bootloader.

Default: Windows 8.1
Timeout: 10 seconds
EasyBCD Boot Device: C:\

Entry #1
Name: Windows 8.1
BCD ID: {current}
Drive: C:\
Bootloader Path: \Windows\system32\winload.exe

Entry #2
Name: CaixaMagica
BCD ID: {a099001e-3697-11e4-8253-7c050708bce5}
Drive: D:\
Bootloader Path: \caixamagica.pt\winboot\wubildr.mbr"

Agradeço se poderem dar umas dicas, vou ver se começo a "mexer" no Linux, e segundo ouvi parece que o CM é um dos mais "fáceis" a nível de adaptação.

Muito Obrigado.

p3DRu

Re: Não arranca?

Mensagempor p3DRu » domingo 07 set 2014, 19:00

p3DRu Escreveu:Boas, instalei o CM22 num portátil com o Windows 8.1, tenho um disco de 500gb ao qual "dividi" e criei uma partição com +/- 80gb para instalar o CM, no ambiente de trabalho (Windows) descompactei a ISO do CM22 e executei a instalação indicando que seria para instalar no Disco de 80Gb, tudo correu bem e reiniciei, quando o pc arranca parece que vai entrar no Win8 mas entra num menu de seleção de SO, em que tem 2 entradas, o Windows 8 e o CM, quando seleciono o Windows 8 entra normalmente, quando seleciono o CM entra no GRUB, é normal? tenho de executar algum comando para arrancar para o CM? não deveria entrar no CM diretamente ao seleciona-lo?

Nota: O meu Windows 8.1 não é de origem, no EasyBCD 2.2, a informação (que dá para editar) é esta:

"There are a total of 2 entries listed in the bootloader.

Default: Windows 8.1
Timeout: 10 seconds
EasyBCD Boot Device: C:\

Entry #1
Name: Windows 8.1
BCD ID: {current}
Drive: C:\
Bootloader Path: \Windows\system32\winload.exe

Entry #2
Name: CaixaMagica
BCD ID: {a099001e-3697-11e4-8253-7c050708bce5}
Drive: D:\
Bootloader Path: \caixamagica.pt\winboot\wubildr.mbr"

Agradeço se poderem dar umas dicas, vou ver se começo a "mexer" no Linux, e segundo ouvi parece que o CM é um dos mais "fáceis" a nível de adaptação.

Muito Obrigado.

Estou a conseguir entrar no CM22 através de VirtualBOX, queria instala-lo na partição de 80Gb e ele na instalação diz que não tenho os necessários 8gb e tal para continuar.... alguém me diz como instalar através de VirtualBOX numa partição do HD real? ´se é que é possível

RicardoGaio
Registado: quarta 05 ago 2009, 13:20

Mensagempor RicardoGaio » segunda 08 set 2014, 08:16

Viva!
Em vez de descompactares, deves gravar a ISO num DVD ou numa pen e arrancar por esse dispositivo.
Entra em modo "Experimentar" e depois instalas.
Um abraço, Ricardo
Imagem

p3DRu

Mensagempor p3DRu » segunda 08 set 2014, 10:07

Já gravei numa PEN e num DVD mesmo com a bios configurada para arrancar por uma forma ou outra o portátil arranca sempre para o Win8 :S
Fiz também um teste, tentei fazer boot com um cd do WinXP e é a mesma coisa, arranca direto para o Win8. Hoje vou experimentar formatar o disco, particiona-lo e instalar o CM primeiro em uma partição, depois vou ver se consigo fazer boot de uma pen ou DVD com Windows 8 para instalar em outra partição. Vou ver no que dá e depois posto o resultado. De qualquer forma obrigado pela resposta ;)

RicardoGaio
Registado: quarta 05 ago 2009, 13:20

Mensagempor RicardoGaio » segunda 08 set 2014, 14:08

A tua BIOS é UEFI?
Já verificaste a ordem de arranque? (Boot priority ou algo do genero) Tenta colocar a pen o CD/DVD nos 2 primeiros lugares.
No caso de particionares e formatares o disco, aconselho arrancares pelo CM em modo LIVE e usares o GParted, uma excelente ferramenta.
E instala (sempre) 1º o Windows...
Um abraço, Ricardo
Imagem

p3DRu

Mensagempor p3DRu » segunda 08 set 2014, 23:41

ta resolvido, não sei como a pen que não arrancava passou a arrancar na ultima vez que ía experimentar e já ta a rolar os 2 SO's :P

[RESOLVIDO]

Voltar para “Instalação e reposição”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante