Estratégia e mudanças - Nova base Debian

Tópicos relacionados com instalação e reposiçao do Linux Caixa Mágica.

Moderadores: DarkLord, 7luas

MarcoGSilva
Registado: domingo 30 jan 2011, 20:07

Re: Estratégia e mudanças - Nova base Debian

Mensagempor MarcoGSilva » domingo 30 jan 2011, 20:32

Caro Madhatter,

Em relação à questão dos updates aqui falada, julgo que, na minha opinião, a demora no lançamento de updates aqui referida não é em relação ao lançamento de major updates (novas versões do KDE, etc.). É óbvio que, em nome da estabilidade, esses só devem ser feitos numa nova distribuição.

Os problemas é com os updates de segurança, que têm sido feitos, mas de forma tardia. Por exemplo, a equipa da CM só lançou a actualização do Firefox 3.6.10 para o 3.6.11 muito tarde. Lembro-me que, dois dias depois, a Mozilla lançou o 3.6.12. E o mesmo aconteceu com a 3.6.12, que só foi lançada na CM poucos dias antes de sair a 3.6.13.

Nos repositórios de testes, as actualizações já lá estavam há algum tempo, mas só foram lançadas no repositório oficial pouco tempo antes de a Mozilla lançar o Firefox 3.6.13. Também na altura verifiquei nos repositórios da Mandriva e vi que demorou alguns dias até estes terem o FF 3.6.13 disponível, mas não tanto como na CM.

O mesmo aconteceu com a actualização do Java, que demorou a ser disponibilizada (1.6.20 para 1.6.21, se não estou em erro).

Penso que a demora no lançamento de actualizações não acontecia tanto na CM 14 e 12 como está a acontecer agora com a CM 15.

Sei que posso ir ao repositório de testes buscar as actualizações, antes de estarem disponíveis nos repositórios oficiais (e foi o que fiz com a actualização do Java e do Firefox 3.6.13 [embora tenha notado menos demora com a actualização do Firefox 3.6.13, que veio mais cedo do que nas anteriores]), mas não é suposto ter que fazer isso.

Que não hajam mal entendidos, a CM é, na minha opinião, a MELHOR distribuição de Linux da actualidade. Gosto muito dela, utilizo-a no meu trabalho e em casa, tudo funciona sem problemas. Tirando esta demora nas actualizações, tudo está espectacular! :mrgreen:

Espero que a mudança para base Debian seja uma mudança positiva e, se possível, que a CM 16/Debian seja ainda melhor que a CM 15/Mandriva.

Espero que a CM mantenha realmente uma base Debian e não opte por uma base Ubuntu ou Mint (que são distribuições menos robustas e estáveis que a Debian), mas sim indo apenas buscar alguns pacotes a estas que tornem a distribuição melhor, mas sempre com fundamento Debian (por exemplo, controladores de hardware ou codecs, já que a Debian não inclui software proprietário, fazendo como a CM15, em que já vem tudo instalado, ou, melhor ainda, dando a opção ao utilizador de instalar software proprietário, caso assim o deseje).

Também devem ir buscar algum software mais recente ao Ubuntu/Mint, já que a Debian é conservadora de mais em algumas coisas. Por exemplo, o OpenOffice (ou, agora, o LibreOffice).

E, na versão KDE, que melhorem o aspecto dos programas Gnome/GTK, para não ficarem horríveis como acontece no Debian KDE.

Boa sorte na transição para Debian. Ficamos a aguardar a(s) primeira(s) Betas da CM 16.

Bom trabalho à equipa da Caixa Mágica.

Cumprimentos.

rubenfjs
Registado: domingo 20 jun 2010, 20:46

Mensagempor rubenfjs » segunda 07 mar 2011, 17:43

Como é que vai o desenvolvimento do CM16? As primeiras Betas tão encminhadas e pronta em Abril para disponibilizar? Eu estou à espera da nova versão, porque assim posso instalar mais programas e mais facilmente.

jooli
Registado: sábado 29 mai 2010, 18:27

Mensagempor jooli » quinta 17 mar 2011, 17:11

Na minha opinião apenas vamos perder ,com a nmdança para debian na apresentação e no instalador do sistema operativo pois é bem mai facil instalar com mandrake ou mandriva que em qualquer outro sistema linux que eu conheço, principalmente quando não dispomos de um disco inteiro para o efeito.
No geral um disco fisico apenas suporta 4 particões primarias pelo que em linux facilmente se atinge este nª numa instalação ...Se optarmos por uma instalação por volume logico LVM se não estou em erro , poupamos partições primarias mas parece-me mais complicado fazer o boot quer por disquete - cada vez menos usada- quer pelo grub - quer ainda a partir do windows com o bcd que podemos encontrar aqui http://neosmart.net/dl.php?id=1 .
A instalação dum sistema linux - sobretudo em paralelo com outros sistemas constitui o passo mais dificil e assim venho desafiar o forum para uma discussão do genero.
A minha sugestão é :
1 - Instalar o(s) windows primeiro nesta ordem XP......».....Seven
2 - Particionar espaço livre para o linux e renomear estas partiçoes bem como anotar a sua ordem em cada disco. (como admnistrador claro)
3 - Como o seven requer uma partição activa de arranque no mesmo disco ou noutro qualquer ,a partição que vai conter o linux poderá não ser a partição activa do disco (isto por exemplo não é valido para instalar MAC que requer uma part activa)- salvo melhor opinião
4 - Durante a instalação do CM para garantir -mos que não haverá dano para o WIN devemos optar por instalação personalizada e guiada para a tal partição que reservamos e que anotamos previamente (a sua ordem no disco e o seu tamanho) Isto se faz relativamente facil no CM atraves de particionamento automatico o que inclui no minimo
Partição raiz /
partição swap
partição /home
5 - No CM a ordem dos discos tambem poderá não ser bem aquela que se gravou ao nivel da bios mas suponho que seja melhor aceitar a que nos é proposto (mais adiante)
6 - O grub se instalado no mbr do disco de arranque do seven pode ter consequencias na autentificação do sistema operativo - salvo melhor opinião- pelo que habitualmente instalo o grub em disquete mas uma alternativa igualmente funcional será na partição raiz / sendo dado o boot em win com o easY bcd ou outros.
Em anbiente debian não dispomos de instalador grafico e torna-se mais confuso embora os principios sejam os mesmos
A instalação por LVM da qual não tenho muita experiencia julgo que é mais facil em suse e em debian comparativamente.
Espero ter sido util a alguém

rubenfjs

Mensagempor rubenfjs » sábado 09 abr 2011, 15:04

O novo Caixa Mágica vai dar para ter o Gnome 3? A Beta/Alpha vem para a semana como dizem no blog pinguins mágicos, na ultima apresentação lá presente? Eu quero voltar ao Linux e o próximo passo é mudar o caixa magica 15 para o 16 beta/alpha e volto ao mundo Linux. Sai por parvoíce, jogos e instalei o jdownloader e continuei a usar o Windows agora quero voltar ao Linux excepto para jogar.

kuruka
Registado: quarta 02 dez 2009, 01:48
Contacto:

Mensagempor kuruka » sábado 09 abr 2011, 15:58

;)
Ainda sinto que o CaixaMágica deveria repensar na mudança radical para o debian.O debian é excelente, mas a base mandriva é bem mais amigável e robusta.Agora que o mandriva está cada vez melhor e o mageia acaba de lançar o seu beta1 e sua versão final para início de junho.Eu estou usando o mageia beta1 e está muito bom mesmo. Poderia ainda ter a opção das duas bases que agradaria os dois lados.Eu imagino que muitos usuários do cm irão migrar para o mandriva e o mageia, após essas mudanças tão fortes.Não vi nenhuma enquete comunitária sobre a opinião de mudança para o debian.
abraços.
8-)
Visitem o forum do meio ambiente em http://meioambiente.forumsomeu.com/
e http://www.aptosid.com.br

Guia não oficial do mandriva linux em http://docs.mandriva-br.org/2009.0/docs ... riva_linux

rubenfjs

Mensagempor rubenfjs » quarta 27 abr 2011, 19:06

O Caixa Mágica 16 vai ter gnome 3.0 ou vai ser completamente ubuntu e adoptar o Unity e ficar uma versão ubuntu com um teama diferente? Eu quero Gnome 3.0, não Unity, se quisesse Unity instalava o ubuntu.

joaodeusmorgado
Registado: quinta 28 abr 2011, 00:12

Mensagempor joaodeusmorgado » quinta 28 abr 2011, 00:24

Boas.
Há alguma data oficial para o lançamento da CM16 ? Estamos no fim de Abril, já fiz alguma pesquisa no Google e continuo sem saber.

RicardoGaio
Registado: quarta 05 ago 2009, 13:20

Mensagempor RicardoGaio » quinta 28 abr 2011, 10:13

Pois... Ninguém diz nada... :(
O Ubuntu já se "vislumbra": http://cdimage.ubuntu.com/dvd/20110427/
Um abraço, Ricardo
Imagem

kuruka
Registado: quarta 02 dez 2009, 01:48
Contacto:

Mensagempor kuruka » quinta 28 abr 2011, 12:37

:arrow:
Enquanto isso,o mageia acabou de lançar a sua versão beta2 e está na reta final para o lançamento de sua versão final em 01/06/2011. Para quem não conhece o mageia (um fork do mandriva) visitem o suporte em português do mageia em http://www.mageiabr.org/
abraços.
:idea:
Visitem o forum do meio ambiente em http://meioambiente.forumsomeu.com/
e http://www.aptosid.com.br

Guia não oficial do mandriva linux em http://docs.mandriva-br.org/2009.0/docs ... riva_linux

AndreAPL
Registado: sábado 30 abr 2011, 20:50

Mensagempor AndreAPL » sábado 30 abr 2011, 20:51

Então malta, abril já está a acabar, maio para entrar.
Alguma novidade? ou beta para experimentar?

Para mim, com base debian tem boa base para andar, há que primar depois pela instalação (wizard) e pela selecção de pacotes.

Cumps

Voltar para “Instalação e reposição”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante