Impressora em rede e outras dificuldades

Tópicos relacionados com a utilização do Linux Caixa Mágica nos computadores do Kit Tecnológico da Educação.

Moderadores: DarkLord, 7luas

aliborio
Registado: quinta 29 nov 2012, 15:26

Impressora em rede e outras dificuldades

Mensagempor aliborio » quinta 29 nov 2012, 22:14

Boa noite
É a primeira vez que participo aqui no forum.
Estou a aprender a lidar com a caixa mágica e as dúvidas são mais que muitas. Mas vamos lá, uma de cada vez para ver se as dúvidas desaparecem e a caixa mágica fica a funcionar como deve ser. Instalei a caixa mágica 18 kde. À primeira não resultou, mas à segunda foi de carreirinha. Não percebi muito bem, mas talvez fosse por ter lá instalado também o windows. Assim tirei o windows e ficou a CM sózinha.

Funciona bem, não consegui ligar à rede por cabo (também ainda não me debrucei muito sobre este assunto), mas por wireless foi relativamente fácil.
Agora começam as dificuldades:
- Tenho uma impressora em rede com ip fixo e não consigo imprimir. Consigo encontrar a impressora e aparentemente é instalada. Consigo chegar à opção da impressão de página de teste, mas não imprime nada. A impressora é uma nrg mp 3500 da ricoch.
- Na minha escola os programas administrativos são da J P M Abeu. Tentei fazer a ligação ao servidor para ter alguns deles no meu ambiente de trabalho. Instalei os alunos e os sumários. Este último funciona direitinho, o dos alunos abre o programa pede as credenciais e quando clicamos em confirmar diz que o utlizador não se encontra registado (o que não é o caso, pois pelo windows tenho acesso).
Será que alguém me pode dar uma ajuda? Gostava de passar a utilizar este sistema operativo, mas para isso é preciso que o consiga pôr a funcionar.
Obrigado pela vossa atenção

madhatter
Registado: terça 04 ago 2009, 10:06

Re: Impressora em rede e outras dificuldades

Mensagempor madhatter » sexta 30 nov 2012, 11:33

Primeiro questão:

O que é que tudo isso tem que ver com o Kit Tecnológico de Educação? Parece-me que colocaste na secção errada, devias ter colocado ali mais em cima na secção de "Instalação e utilização" para teres mais visibilidade.

Algumas considerações: As aplicações que instalaste são para windows correcto? Em Linux só funcionaram porque a Caixa Mágica leva instalada uma aplicação que permite emular um ambiente windows e permite que assim se corram algumas aplicações para windows em Linux (essa aplicação chama-se wine). Como é normal em qualquer coisa que é emulada existem programas que não funcionam porque dependem tanto do windows que a simples emulação não é suficiente. Posto isto acho que também tens um problema que é não teres a máquina linux adicionado ao domínio windows, o que pelos vistos também causa o tal erro do login do utilizador.

Quanto à impressora na configuração, em vez da driver recomendada tenta a driver que tem PXL no nome... Pode ser que ajude.

aliborio
Registado: quinta 29 nov 2012, 15:26

Mensagempor aliborio » sexta 30 nov 2012, 11:57

Agradeço a ajuda. Para a próxima tentarei colocar as questões na secção adequada.
Em relação às dicas sugeridas - máquina não associada ao domínio windows e os drivers da impressora/fotocopiadora vou tentar a ver se resulta. Mais tarde deixarei aqui o resultado.

antmagalh
Registado: domingo 03 fev 2013, 15:15

Mensagempor antmagalh » sexta 22 fev 2013, 17:48

Boa tarde!
aqui estão alguns dos meus problemas/duvidas na minha primeira abordagem ao linux.

Como já escrevi noutro post desta mesma sessão, instalei o Cx 18- Gnome 32 bits em todos os nossos portáteis uma vez que as licenças da Microsoft já expiraram.
Quanto à instalação, diria até que correu tão bem que só isso me motivou a instalar aquele SO noutras máquinas. Com acesso à net, 2 utilizadores (alunos e professor)...
A questão que agora me preocupa é instalar acessos para algumas aplicações também da JPM a correrem no servidor. Alunos, Sumários e quem sabe o Giae/Multiusos e o GPV. E assim julguei eu que seria muito mais fácil, depois de colocar os terminais no domínio da escola (windows).
Pelo menos já foi bom ler a resposta que foi dada a quem está, ou estava, com problemas idênticos - a emulação para aplicações programadas para windows. O CM 18 já terá o wine?
Também já abordei a instalação das duas impressoras da Reprografia, mas como já são mais antigas e uma delas será objecto de substituição para muito breve, passei à frente.
Muitas dúvidas para um post apenas.

A todos, bem hajam...
Magalhães

RicardoGaio
Registado: quarta 05 ago 2009, 13:20

Mensagempor RicardoGaio » sábado 23 fev 2013, 20:25

Sim, o CM 18 tem o Wine "de origem".
Um abraço, Ricardo
Imagem

antmagalh

Mensagempor antmagalh » segunda 25 fev 2013, 13:20

aliborio Escreveu:Agradeço a ajuda. Para a próxima tentarei colocar as questões na secção adequada.
Em relação às dicas sugeridas - máquina não associada ao domínio windows e os drivers da impressora/fotocopiadora vou tentar a ver se resulta. Mais tarde deixarei aqui o resultado.

Boa tarde!
Aliborio fez alguma coisa de especial para poder correr os "Sumários" ?
Eu ainda hoje experimentei instalar mas como acabei por perder o rasto ao atalho, na hora desisti.

Cumprimentos
A. Magalhães

antmagalh

Mensagempor antmagalh » terça 02 abr 2013, 15:58

Boa tarde!

infelizmente por aqui está tudo velho.. :(

A. Magalhães

RicardoGaio
Registado: quarta 05 ago 2009, 13:20